Pular para o conteúdo principal

Advogado campista lança livro Dimensões do Ativismo Judicial do STF

Carlos Alexandre de Azevedo Campos integra a equipe de assessores do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello
Lançado na noite desta segunda-feira (25 de agosto), no auditório da Universidade Cândido Mendes (Ucam), em Campos, o livro Dimensões do Ativismo Judicial do STF, do advogado, Carlos Alexandre de Azevedo Campos, assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.
Campos explicou que o leitor vai encontrar a reprodução da sua dissertação de mestrado sobre Direito Público, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A pesquisa, que investigou o comportamento das cortes de vários países, foi comparada ao funcionamento do STF.
“Fixei algumas teorias sobre o tema do livro, que é o Ativismo Judicial, que é a expansão de poder político normativo das cortes e com essa construção teórica, apliquei ao STF, categorizando o ativismo naquilo que chamo de dimensões do ativismo”, esclareceu Campos.
O percurso durante o mestrado foi a base da indicação de Campos para a assessoria do ministra Marco Aurélio. “Fui indicado pelos meus professores da Uerj, em especial pelo meu orientador, Daniel Sarmento. Houve um pedido de nomeação por parte do ministro, e eles entenderam que eu seria o nome indicado”.
Campos, que é professor da Ucam desde 2002, destacou que sempre passa para seus alunos a necessidade de estudar muito e ser rigoroso nos estudos, nas pesquisas. “Se esforçando, no Direito dá para chegar a um bom lugar”.
Nomeado no ano passado, Campos lembra que um dos momentos especiais vividos durante o período, foi a coordenação da audiência pública da ação contra o Programa Mais Médicos. “Coordenei todo o evento a pedido do ministro. Mas cada dia é um dia novo, com novas experiências”. 
Sobre a vida entre Brasília e Campos, o assessor explicou que em primeiro momento, parte da família ficou e por isso sempre voltava ao município. "Agora, que provavelmente é o meu último ano lá, a família está comigo. Eu pedi licença das faculdades que dou aula. Já o doutorado, está dando para conciliar, pois faço uma matéria por semestre”.
Paralelo ao lançamento do livro, Campos apresentou uma palestra sobre a funcionalidade do Supremo Tribunal Federal hoje.
Em Campos, o livro pode ser adquirido na livraria da 12ª Subseção da OAB, que fica na Rua Barão da Lagoa Dourada, 201, Centro.

Fonte: Jornal Terceira Via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tributarista de Campos é o novo assessor de ministro do STF

Carlos Alexandre de Azevedo Campos vai trabalhar com o ministro Marco Aurélio Mello Novo assessor vai dividir seu tempo entre Campos e Brasília Um dos mais brilhantes advogados da cidade, o tributarista Carlos Alexandre de Azevedo Campos, de 40 anos, recebeu convite - e aceitou - para integrar a equipe de assessores do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello. A indicação do nome dele surgiu entre os próprios assessores de Mello que ficaram impressionados com a qualidade de uma recente resenha do advogado. O aspecto técnico da indicação, considerando somente a bagagem acadêmica de Azevedo Campos o deixou muito feliz: “A escolha do meu nome foi baseada em meus conhecimentos do Direito e não por aspectos políticos. Minha grande alegria é a de ir trabalhar com um ministro que sempre admirei por sua força intelectual”, disse. O novo assessor revelou que já esteve em Brasília para uma conversa com o ministro Marco Aurélio. “Ele gostou da minha indica…

Transporte dos Advogados

Convite: Lançamento de livro